URGENTE – Ensine já o CAMINHO ás crianças!

A Palavra de Deus diz que o ensino dado a uma criança, mostrando-lhe o caminho a seguir, vai norteá-la pelo resto da vida, portanto, há verdadeira sabedoria em investir nesta formação.

A questão que se coloca é: qual é o caminho que a criança deve seguir durante toda a sua existência?

A vida apresenta uma multiplicidade de caminhos. O livro dos Provérbios de Salomão diz: “Há caminho que ao homem parece direito, mas no final é caminho de morte”.

Há caminho de paz, há caminho de guerra. Há caminho de amor, há caminho de ódio. Há caminho de esperança, há caminho de desespero.

A vida é um caminho. Como se chega ao caminho, é um mistério incompreensível.

Uns chegam no Oriente; outros, no Ocidente. Uns, numa mansão luxuosa; outros, numa favela mal cheirosa. Uns, num ambiente de aceitação; outros, de rejeição. Quem poderia escolher por onde começar?

Quem poderia escolher o seu guia ao dar os primeiros passos na caminhada da vida?

Caminhar pela trilha do bem, ou do mal, dependerá do ensino a ser recebido daqueles que já estão a caminho.

O que a atual geração está passando para a nova geração? Muitos caminham de maneira indigna porque não foram bem orientados pelos seus próprios pais. E assim, iríamos longe na árvore genealógica, pois lamentavelmente é verdade: Muitos pais, não conseguem ensinar o bom caminho aos seus descendentes.

A preocupação excessiva com a própria vida gera o egoísmo. Este busca o tempo, todo o conforto, o prazer, o status, as posses, o suprimento das necessidades, num imediatismo incontrolável. Tais atitudes impedem um olhar para o futuro e para o que realmente importa. A educação dos filhos fica sempre postergada.

Precisamos ter bom senso para assumir, definitivamente, a responsabilidade de ensinar à criança o caminho em que deve andar.

As forças malignas sabem muito bem o quanto é importante investir nos primeiros anos da vida de uma criatura humana. Elas se empenham diligentemente na tarefa de corromper, de perverter, de deformar, de desgraçar e de promover o império das trevas, do pai da mentira, o diabo.

Não há necessidade de citar estatísticas, mas o ódio de Satanás às crianças, é patente em todas os lugarejos, bairros, cidades e países deste mundo. Basta olhar o número escandaloso de abortos, o número desastroso de filhos de pais divorciados e o número gritante de crianças abusadas no corpo, na alma, na mente e no espírito.

Olhe também para o desinteresse, o desrespeito, a desatenção quanto à formação da criança, com milhões delas que não sabem pensar e que estão classificadas como analfabetas funcionais.

Olhe também para o pouco caso demonstrado à Palavra de Deus, que ordena aos pais que ensinem os seus filhos, que ordena aos pastores que apascentem os cordeirinhos, que ordena aos crentes que evangelizem as crianças, pois não é da vontade de Deus que nenhum deles se perca.

Ah! Os que são mais idosos, os adultos, os mais jovens, enfim, os que já passaram pela infância, que caminho estão seguindo agora? Muitos, lamentavelmente, num caminho de pecado, pois se desviaram e caíram no erro. Este é um caminho de morte, que leva para uma eternidade separado do Criador. Um caminho e um destino infeliz.

Ah! Todos precisam encontrar o caminho, o único e exclusivo caminho, que conduz à vida. No Salmo 16:11 está escrito: “Tu me mostrarás os caminhos da vida. Junto a Ti há sempre a mais profunda alegria; ao teu lado, os prazeres mais deliciosos da tua eterna presença”.

Este caminho é a própria pessoa do Filho de Deus, Jesus Cristo, que disse: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar até o Pai, a não ser por Mim” (João 14:6).

Quem são os que estão neste Caminho, que é Jesus Cristo?

Todos quantos foram comprados e lavados pelo Seu sangue redentor, derramado na cruz.

Todos quantos se arrependeram de seus pecados e receberam a Cristo, ressurreto, em seus corações, pela fé.

Todos quantos vivem hoje em novidade de vida, transformados para serem a cada dia mais e mais iguais a Jesus.

Todos estes, num momento de sua caminhada, nesta vida, tiveram um encontro com Jesus.

Quando se deu este encontro: Na idade avançada? Na idade adulta? Na juventude?

Pois bem, de cada 100 que estão no Caminho, 86 deixaram de estar perdidos e encontraram-se com Jesus antes dos 14 anos de idade. Somente 10 vieram a Cristo entre os 15 e 30 anos. Depois dos 30 anos o número é ainda bem menor, apenas 4 pessoas.

O texto de Provérbios 22:6 é genuíno, real e verdadeiro: “Ensina a criança o caminho em que deve andar e ainda quando envelhecer, não se desviará dele”.

Que caminho ensinar?

Ensine com suas palavras.

Ensine com o seu exemplo, com a sua vida.

Ensine o Caminho da Salvação.

Ensine Jesus Cristo!

 

Gilberto Celeti

apec.brasil.70anos@gmail.com

superintendência.apec@apec.com.br

Publicado por

apecbrasil

A APEC - Aliança Pró Evangelização das Crianças... ... foi fundada em 1937, nos Estados Unidos da América, pelo Rev. Jesse Irvin Overholtzer, um homem a quem Deus deu a visão dos meninos e meninas que precisavam do Salvador. O trabalho da APEC está estabelecido no Brasil desde 1941 e é autônomo em relação à Sede Internacional, possuindo direção, expansão e sustento nacionais. O Brasil foi o primeiro país a ter a obra missionária da APEC. A proposta hoje é a mesma do fundador. A APEC é uma obra de fé, fundamentada na Bíblia, formada por crentes nascidos de novo, que visa evangelizar crianças apresentando-lhes o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, discipulá-las na Palavra de Deus e encaminhá-las a uma igreja evangélica onde possam crescer em sua vida cristã. Um ministério que se preocupa com as crianças de todo o mundo.

4 opiniões sobre “URGENTE – Ensine já o CAMINHO ás crianças!”

  1. gostei muito do que escreveu, pena que sao poucas pessoas que se preocupa com o ensinar a criança os caminhos de Jesus, ate mesmo na igreja vemos que as pessoas ate mesmos lideres pensam q as crianças vao para salinhas para nao atrapalhar a palavra do pastor. Trabalho no ministerio infantil da minha igreja e sinto muita falta de um apoio e de pessoas que amem assim ocmo eu o ministerio infantil.

  2. Trabalho com o ministério infantil desde 1990, na mesma Igreja. Aprendi com a APEC que as crianças precisam ser conduzidas à Cristo o quanto antes e, ao longo dos anos, tenho desenvolvido o ministério baseado nessa visão. Tenho também passado essa visão para equipe que comigo trabalha e para todos com quem eu tenho a oportunidade de falar.Fiquei muito triste semana passada porque constatei que na Igreja onde eu congrego, parte da liderança não acredita na salvação das crianças. A visão se perdeu, acham que o trabalho com crianças deve ser baseado no colorido, no lúdico, com muitas brincadeiras e folhinhas com desenhos para pintar, e como elas não conseguem entender o plano da salvação e são "inocentes" o ensino sistemático e consistente da Palavra de Deus, acaba ficando em segundo plano. Creio que precisamos ensinar a criança no Caminho em que ela deve andar, brincar, desenhar, cantar, fazem parte das estratégias para alcançar o objetivo principal: ENSINAR A PALAVRA DE DEUS. Tenho orado para que Deus abra os olhos da liderança para enxergar a realidade espiritual das crianças.

  3. Pr. Celeti, Paz e bem!Que texto lindo.Indiquei seu site ao Marcelo Quintela do "Caminho da Graça", que supervisiona O Caminho às Nações (Projeto Peuqeninos na Nigéria". Eles estão desenvolvendo um lindo trabalho de resgate e restauração as crianças bruxificadas por pastores mentirosos de movimentos evangélicos enganosos.Creio que os materiais postados no seu site vai ajudá-lo muito no trabalho.Deus continue sustentando a tua vida nele, para continuação da obra de Evangelização e Discípulado com as crianças.Valdenice, 11\12\2010. Recife\PE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s