OBSTÁCULOS E OPORTUNIDADES

OBSTÁCULOS E OPORTUNIDADES NA

EVANGELIZAÇÃO E DISCIPULADO DE CRIANÇAS

Gilberto Celeti

O Brasil tem uma população acentuadamente infanto/juvenil. É um campo vasto para a evangelização e o discipulado das crianças.

A ordem do Senhor Jesus, registrada em Marcos 16:15 é: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (e a criança é uma criatura).

O que estamos fazendo para alcançar os pequeninos?

1. OS OBSTÁCULOS

A grande maioria das crianças brasileiras vive no contexto urbano. Poderiam ser alistados vários fatores que impedem a tarefa da evangelização e do discipulado das crianças:

  • Mudança Urbana – Áreas residenciais transformam-se em áreas comerciais. Igrejas outrora fortes ficam enfraquecidas. Seus membros mudam-se para bairros bem mais distantes, o que exige um longo deslocamento. No domingo, muitas igrejas abrem suas portas numa região praticamente desabitada, cercada de lojas fechadas. Geralmente não há trabalho evangelístico ao redor da igreja.
  • Consumismo – O desejo de possuir bens e de buscar entretenimento é prioritário. As pessoas hoje colocam suas compras, seus passeios e seu descanso acima de qualquer tipo de compromisso com Deus e com Sua Palavra.
  • Situação Econômica – O marido e a mulher saem para trabalhar, para cumprirem suas obrigações financeiras, o que traz como conseqüência uma educação muitas vezes inadequada dos filhos.
  • Desintegração Familiar – As famílias estão cada vez mais desestruturadas, com crescente aumento de casos de infidelidade conjugal, de divórcios e de mães solteiras.
  • Dificuldade de Moradia – As pessoas mudam-se mais freqüentemente para conseguirem um aluguel mais barato ou um local mais acessível.
  • Desemprego – O número sempre crescente de pessoas desempregadas ou vivendo com subemprego faz aumentar o consumo das drogas, dos crimes, da pornografia, dos assaltos e da violência.
  • Busca de Local Seguro – Algumas famílias, de melhor condição econômica, refugiam-se em condomínios fechados ou em prédios de difícil acesso, em busca de segurança e de proteção.
  • Excesso de atividades – As pressões para que as pessoas fiquem envolvidas 24 horas por dia são imensas: esportes, shows, música, ginástica, cursos diversos, artes marciais, programas de televisão, cinema, shoppings, supermercados 24 horas, etc.

Além desta causas, que poderiam ser chamadas de causas externas, outras surgem de dentro dos próprios círculos evangélicos:

  • Falta de Santificação – São aceitos os padrões mundanos de comportamento. Há um afastamento gradual daquela vida santa e pura que o Senhor deseja para os seus. Isto compromete o testemunho e impede a tarefa da evangelização e a conseqüente perda de comunhão com Deus que levaria ao amor e à oração em favor dos perdidos.
  • Falta de Visão – Não há informação sobre as necessidades espirituais das pessoas ao nosso redor e conseqüentemente não há também motivação para a tarefa da evangelização.
  • Falta de Criatividade – Muitas vezes se observam a mesmice e o apego às próprias tradições que impedem o uso de novos métodos e novas estratégias para se alcançar mais pessoas com a mensagem do Evangelho.
  • Falta de Perseverança no Trabalho – Algumas vezes trabalhos são iniciados, mas não produzem os devidos resultados por falta de continuidade. Há necessidade de trabalhar na evangelização de forma séria, contínua, organizada e sem esmorecer.
Este artigo continua…

Publicado por

apecbrasil

A APEC - Aliança Pró Evangelização das Crianças... ... foi fundada em 1937, nos Estados Unidos da América, pelo Rev. Jesse Irvin Overholtzer, um homem a quem Deus deu a visão dos meninos e meninas que precisavam do Salvador. O trabalho da APEC está estabelecido no Brasil desde 1941 e é autônomo em relação à Sede Internacional, possuindo direção, expansão e sustento nacionais. O Brasil foi o primeiro país a ter a obra missionária da APEC. A proposta hoje é a mesma do fundador. A APEC é uma obra de fé, fundamentada na Bíblia, formada por crentes nascidos de novo, que visa evangelizar crianças apresentando-lhes o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, discipulá-las na Palavra de Deus e encaminhá-las a uma igreja evangélica onde possam crescer em sua vida cristã. Um ministério que se preocupa com as crianças de todo o mundo.

2 opiniões sobre “OBSTÁCULOS E OPORTUNIDADES”

  1. Pr. Celeti, os obstáculos são grandes para a evangelização das crianças, porque falta visão pastoral para preparar a igreja para alcançar as crianças através dos diversos ministérios. VISÃO MISSIONÁRIA BÍBLICA PARA COM AS CRIANÇAS E PREPARO DE OBREIROS, são estratégias que podem contribuir para que os pequeninos sejam tocados pelo Sr. Jesus.Valdenice, 6\11\2010 – Recife\PE

  2. Paz querido irmão. Fiquei feliz em conhecer seu blog e trabalho.Q deus te abençoe sempre, tbm estive me Guiné Bissau em 2009 e realizei um trabalho com crianças.Para mim foi uma experiência muito maravilhosa e única.Estou te seguindo e se vc quiser conhecer meu blog e me seguir será uma grande honra com certeza.A paz do Senhor!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s