Á-É-I-Ó-U do trabalho com crianças

Á-É-I-Ó-U

do trabalho com crianças

Gilberto Celeti

Segundo o Dicionário Aurélio, “Á-É-I-Ó-U” é a substantivação de a, e, i, o, u com que se designam as primeiras letras ou os rudimentos de uma matéria.

Para que um indivíduo deixe de ser analfabeto, é necessário que ele domine, em primeiro lugar, os rudimentos da gramática. Você se recorda de como veio a aprender a ler e escrever? Lembra-se de quantas vezes escreveu as vogais em seu primeiro caderno? Infelizmente, em nosso país, quantos ainda vivem na mais absoluta ignorância!

E quanto à informática? Você já tentou aprender informática? Conhece pelo menos o “á-é-i-ó-u” da informática? Quantos adultos tremem de pavor só de pensar em mexer naquele equipamento misterioso chamado computador! Mas é curioso observar como as crianças são capazes de desenvolver e dominar esta nova habilidade. E elas não compreendem por que os adultos preferem permanecer ignorantes a respeito de computação.

No trabalho de evangelização de crianças também existe muita ignorância. Há muitos que são analfabetos, fazendo tudo de maneira apenas superficial e sem qualidade, por não conhecer as noções básicas para se obter resultados satisfatórios e eternos.

Você deseja conhecer e dominar esta matéria? Então escreva em sua mente e em seu coração, até gravar bem, o Á-É-I-Ó-U do trabalho com as crianças.

A = AMOR

“Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: APASCENTA OS MEUS CORDEIROS” (João 21:15).

Pedro, que negara ao Senhor três vezes, é questionado três vezes pelo Senhor: “Amas-me?” e só ao responder: “Tu sabes que te amo” é que recebe a missão de apascentar ou pastorear tanto cordeiros como ovelhas.

È interessante observar neste texto que Jesus utiliza a palavra “cordeiros” que identifica os pequeninos de um rebanho de ovelhas. Isso nos faz pensar que também as crianças precisam de cuidado pastoral. Sim, as crianças precisam ser apascentadas e não somente pajeadas.

Muitos trabalhos com crianças (apesar de serem chamados de “trabalhos com crianças”) não são na verdade ministérios com crianças, pois se resumem apenas em “tomar conta” dos pequenos para que não atrapalhem os “trabalhos dos grandes”. As pessoas que estão à frente das crianças são “tios” ou, mais freqüentemente, “tias”, que pouco ou quase nada fazem para a formação espiritual de seus “aluninhos”.

O que leva alguém a ser consciente de sua responsabilidade pastoral com as crianças é estar cheio de amor pelo Senhor Jesus. Só quem ama ao Senhor poderá amar também as crianças e dedicar-se a elas, “pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: Um morreu por todos, logo todos morreram. E Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2 Coríntios 5:14, 15).

É precioso verificar que no Velho Testamento encontramos o mesmo princípio. Em Deuteronômio 6:4-9, antes da ordem para que os pais inculquem a Palavra de Deus em seus filhos, há o mandamento: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.”

Não haverá ministério eficaz com as crianças sem um coração pleno de amor ao Senhor.

Na próxima postagem falarei da letra É

Gilberto Celeti

https://sites.google.com/site/conexaogilceleti/


Publicado por

apecbrasil

A APEC - Aliança Pró Evangelização das Crianças... ... foi fundada em 1937, nos Estados Unidos da América, pelo Rev. Jesse Irvin Overholtzer, um homem a quem Deus deu a visão dos meninos e meninas que precisavam do Salvador. O trabalho da APEC está estabelecido no Brasil desde 1941 e é autônomo em relação à Sede Internacional, possuindo direção, expansão e sustento nacionais. O Brasil foi o primeiro país a ter a obra missionária da APEC. A proposta hoje é a mesma do fundador. A APEC é uma obra de fé, fundamentada na Bíblia, formada por crentes nascidos de novo, que visa evangelizar crianças apresentando-lhes o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, discipulá-las na Palavra de Deus e encaminhá-las a uma igreja evangélica onde possam crescer em sua vida cristã. Um ministério que se preocupa com as crianças de todo o mundo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s