A CRIANÇA NUMA SOCIEDADE DECADENTE

A CRIANÇA NUMA SOCIEDADE DECADENTE
INTRODUÇÃO
Oséias retrata de maneira magistral uma época onde a corrupção predominava e a sociedade era totalmente decadente.
Leia com atenção, por exemplo, o capítulo 4 (quatro) do livro bíblico que traz o seu nome:
OSÉIAS 4
1 – Ouvi a palavra do SENHOR, vós, filhos de Israel; porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque nela não há verdade, nem amor, nem conhecimento de Deus.
2 – O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios.
3 – Por isso, a terra está de luto, e todo o que nela mora desfalece, com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem.
4 – Todavia, ninguém contenda, ninguém repreenda; porque o teu povo é como os sacerdotes aos quais acusa.
5 – Por isso, tropeçarás de dia, e o profeta contigo tropeçará de noite; e destruirei a tua mãe.
6 – O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
7 – Quanto mais estes se multiplicaram, tanto mais contra mim pecaram; eu mudarei a sua honra em vergonha.
8 – Alimentam-se do pecado do meu povo e da maldade dele têm desejo ardente.
9 – Por isso, como é o povo, assim é o sacerdote; castigá-lo-ei pelo seu procedimento e lhe darei o pago das suas obras.
10 – Comerão, mas não se fartarão; entregar-se-ão à sensualidade, mas não se multiplicarão, porque ao SENHOR deixaram de adorar.
11 – A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento.
12 – O meu povo consulta o seu pedaço de madeira, e a sua vara lhe dá resposta, porque um espírito de prostituição os enganou, e eles, prostituindo-se, abandonaram o seu Deus.
13 – Sacrificam sobre os cumes dos montes e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, dos choupos e dos terebintos, porque é boa a sua sombra; por isso, vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram.
14 – Não castigarei vossas filhas, que se prostituem, nem vossas noras, quando adulteram, porque os homens mesmos se retiram com as meretrizes e com as prostitutas cultuais sacrificam, pois o povo que não tem entendimento corre para a sua perdição.
15 – Ainda que tu, ó Israel, queres prostituir-te, contudo, não se faça culpado Judá; nem venhais a Gilgal, e não subais a Bete-Áven, nem jureis, dizendo: Vive o SENHOR.
16 – Como vaca rebelde, se rebelou Israel; será que o SENHOR o apascenta como a um cordeiro em vasta campina?
17 – Efraim está entregue aos ídolos; é deixá-lo.
18 – Tendo acabado de beber, eles se entregam à prostituição; os seus príncipes amam apaixonadamente a desonra.
19 – O vento os envolveu nas suas asas; e envergonhar-se-ão por causa dos seus sacrifícios.
Oséias viveu durante os anos 810 a 725 A.C. Ele foi profeta no reino do norte, quando Jeroboão II reinava, vindo depois dele Zacarias, que foi assassinado por Salum, apenas seis meses após haver assumido o trono.
Salum, por sua vez, reinou apenas um mês, sendo morto por Menaém, que assumiu o trono.
O filho de Menaém, Pecaías reinou dois anos sobre Israel, em Samaria, e foi eliminado por Peca, que assentou-se, então, no trono.
A característica básica destes reis era esta: “Fez o que era mau perante o Senhor, como tinham feito os seus pais, todos os seus dias…”
Enquanto isto, em Judá, reinava Uzias, que acabou seus dias ferido de lepra, pelo Senhor, por sua atitude rebelde e orgulhosa em querer exercer o ofício sacerdotal.
Esta época foi de grandes conquistas políticas e de prosperidade material. Israel havia se tornado forte, poderoso e rico; no entanto, havia se afastado do Senhor e de Sua Palavra.
O profeta Amós, que viveu um pouco antes de Oséias, clama contra a corrupção, a injustiça, a violência, a falsidade, a infidelidade, a desonra e a apostasia de Israel. Na época de Oséias, as condições estavam muito piores.
O reino tinha entrado em decadência e anarquia.
Este foi o tempo da profecia de Oséias.
A própria experiência do profeta, cuja esposa fora infiel e se prostituíra, se torna uma das lições mais surpreendentes que encontramos nas Escrituras – o povo era infiel e adúltero para com o Senhor.
Oséias foi o mensageiro do Senhor para o povo de sua época e, embora sua pregação não tivesse causado mudança na vida de seus contemporâneos, ela ultrapassa seu tempo e vem ao encontro das necessidades de todas as épocas, pois as verdades que ele proclamou são eternas e têm aplicação universal.
Vejamos algumas delas:
c o n t i n u a . . .

Publicado por

apecbrasil

A APEC - Aliança Pró Evangelização das Crianças... ... foi fundada em 1937, nos Estados Unidos da América, pelo Rev. Jesse Irvin Overholtzer, um homem a quem Deus deu a visão dos meninos e meninas que precisavam do Salvador. O trabalho da APEC está estabelecido no Brasil desde 1941 e é autônomo em relação à Sede Internacional, possuindo direção, expansão e sustento nacionais. O Brasil foi o primeiro país a ter a obra missionária da APEC. A proposta hoje é a mesma do fundador. A APEC é uma obra de fé, fundamentada na Bíblia, formada por crentes nascidos de novo, que visa evangelizar crianças apresentando-lhes o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, discipulá-las na Palavra de Deus e encaminhá-las a uma igreja evangélica onde possam crescer em sua vida cristã. Um ministério que se preocupa com as crianças de todo o mundo.

2 opiniões sobre “A CRIANÇA NUMA SOCIEDADE DECADENTE”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s